Mateus Michels - Blog - Arquitetura com propósito - Notícias

Página de notícias - Mateus - Dicas, novidades, mídias

Informações

criativas

Em locais compactos, pensar nos móveis durante o projeto é essencial

Em locais compactos, pensar nos móveis durante o projeto é essencial

Com o planejamento correto, é possível aproveitar melhor o espaço disponível em todos os ambientes

Ao optar por um projeto arquitetônico, seja para a construção ou reforma de algum imóvel já existente, pensar na disposição dos móveis, bem como nos elementos que irão compor o ambiente, é essencial. Hoje em dia, principalmente com os apartamentos tendo suas metragens quadradas cada vez menores, planejar o espaço pode ser a solução para um local otimizado e funcional.

Atualmente, móveis sob medida também se tornaram sinônimo de sofisticação, uma vez que possibilitam a inserção da personalidade, do estilo e do desejo de cada um. Nos ambientes compactos, apostar nas cores e materiais certos pode trazer a sensação de amplitude para aqueles que, por vezes, optam por morar em construções menores.

“Na arquitetura, nós utilizamos inúmeras técnicas para valorizar o local e passar a impressão de ele ser maior do que realmente é. É possível fazer isso por meio da utilização de determinadas cores na pintura do teto e das paredes, ou com o uso de determinados materiais, como o espelho”, aponta o arquiteto Mateus Michels.

Os benefícios para aqueles que investem nesse tipo de serviço são inúmeros, como a criação de peças que se adequem exatamente para um espaço e que, ainda assim, possam ser multifuncionais, por exemplo. Outro fator é que, no final, a pessoa terá um mobiliário padronizado em todos os ambientes da casa, com o material e cor escolhidos durante o projeto, tornando possível um gerenciamento maior de gastos.

“Todos querem aproveitar o máximo de espaço possível para guardar os seus pertences e os utensílios domésticos. Neste cenário, a função do arquiteto é encontrar soluções inteligentes, que agreguem e satisfaçam as necessidades do cliente”, argumenta Michels.

Em locais mais compactos, a principal aposta deve ser em portas de correr, independentemente do cômodo. Nos apartamentos, onde geralmente a sala e cozinha são integradas, planejar a bancada, o painel para a televisão e os armários – para trazer uma maior funcionalidade – também é essencial. E, em todos os ambientes, optar por materiais mais resistentes torna-se um grande aliado para o custo-benefício, já que, geralmente, esses tipos de móveis possuem uma maior durabilidade.