Mateus Michels - Blog - Arquitetura com propósito - Notícias

Página de notícias - Mateus - Dicas, novidades, mídias

Informações

criativas

Como a evolução humana impactou na arquitetura?

Como a evolução humana impactou na arquitetura?

Antes, somente a proteção bastava. Hoje, o bem-estar é essencial

O ser humano sempre se preocupou com a moradia. Na pré-história, mesmo sem a infinidade de recursos que se tem hoje, ele criava um local que o protegesse da chuva, do sol, do frio ou, até mesmo, dos predadores. Por isso, a arquitetura – bem como suas evoluções – sempre esteve relacionada às pessoas, com o intuito de proporcionar um espaço cada vez melhor para se viver.

Inúmeras técnicas e tecnologias foram aperfeiçoadas ao longo dos anos, ajudando na criação de espaços ainda mais voltados ao bem-estar. Atualmente, os ambientes trazem a estética e a funcionalidade juntas, influenciando em diversos fatores do dia a dia. A medida que as necessidades e preferências dos seres humanos foram mudando, a arquitetura foi se moldando para conseguir, cada vez mais, atender as exigências de cada um.

“Desde que eu comecei na área, há dez anos, muitas coisas já mudaram. Antes as pessoas pensavam que somente aquelas com maior poder aquisitivo poderiam investir em algo assim, principalmente porque a maioria queria algo mais voltado para a parte estética. Hoje, já se pensa mais na qualidade de vida que podemos proporcionar, independentemente da classe social”, afirma o arquiteto Mateus Michels.

Passado X Presente

Ainda na antiguidade, foram desenvolvidos ambientes para que todos pudessem conviver – da melhor forma – em conjunto. Neste cenário, a arquitetura surgiu como a relação do homem e do espaço, com a criação e organização dos ambientes. Essas construções, que antes eram feitas somente para suprir as necessidades básicas, atualmente contam a história de diversos povos e servem de referência para os arquitetos – que estudam a linha de pensamento, as técnicas e as estruturas utilizadas.

Muitas obras construídas séculos atrás, além de servirem como pontos históricos, são inspirações em projetos mais atuais. Um exemplo é o Coliseu de Roma, que era utilizado para sediar atrações para o público – como o combate de gladiadores ou peças teatrais. Hoje, os campos de futebol, distribuídos ao redor de todo o mundo, além de possuírem grande semelhança com essa arquitetura, têm o mesmo viés.

“A arquitetura se expressa conforme a cultura e nós temos essa percepção mundialmente. É possível ver isso com os povos egípcios, por exemplo. Eles criaram as pirâmides, com uma característica mais aguda e voltada para o céu, que serviram de tumbas para os faraós. Cada povo possui características próprias, que refletem na maneira de construir e viver”, aponta Michels.

Arquitetura e meio ambiente

O ser humano tem pensado muito no meio ambiente. A partir essa mudança, a arquitetura tem apostado em projetos mais sustentáveis, com espaços que utilizam a luz e a circulação de ar natural, influenciando diretamente no consumo de energia. Agora, além de estar relacionada com o meio tecnológico e funcional, também é associada à economia.