Cada detalhe da Mark at Place foi estrategicamente pensado para atender as necessidades da loja nas quatro estações do ano
A Mart At Place – loja conceito localizada no Criciúma Shopping – possui 323 metros quadrados de espaço físico para atendimento ao público e foi inaugurada em dezembro do ano passado. Por ser um negócio inovador na cidade, o arquiteto responsável pelo projeto, Mateus Michels, seguiu a mesma linha e pensou estrategicamente em cada detalhe para que fosse possível atender as necessidades do estabelecimento durante o ano todo.
Por ser uma loja conceito, no início, ainda não se sabia ao certo que mix de produtos seria oferecido para os consumidores. Por isso, o processo de criação do projeto sofreu diversas mudanças e passou por bastante evoluções criativas. “Ele começou com uma ideia, junto com a gestão da empresa e foi sendo desenvolvido no meio do caminho. Mas, desde o início, pensamos em um layout fluido, em que sempre fosse possível mudar a disposição dos produtos”, afirma o arquiteto.
O ambiente oferece peças de vestuário; cama, mesa e banho; acessórios; maquiagens, papelaria e outros produtos, tudo em apenas um lugar. Por esse motivo, tornou-se necessário pensar em uma arquitetura que pudesse trazer diversas possibilidades na distribuição dos móveis.
Com o intuito de que a disposição dos produtos fosse modificada periodicamente, o projeto traz um dinamismo no ambiente, com grande parte do mobiliário formado por peças soltas – nichos, elevamos e bancadas. O caixa, os provadores e os pontos de entrada e saída são as únicas partes fixas da loja, o restante é composto por 50 metros de araras, 70 nichos de disposição, 13 vitrines metálicas móveis e três painéis de LED.
“Para proporcionar uma maior visibilidade da loja, as vitrines são um grande destaque do projeto. Elas possuem quatro metros de altura, indo do chão até o teto, e são formadas em estruturas metálicas e MDF, com prateleiras que possibilitam a regulagem de altura. Um grande diferencial é que elas se movimentam pelo perímetro da vitrine”, comenta Michels.
A loja possui formato de aquário, centralizada entre duas circulações principais do shopping. Por conta disso, em torno de todo o perímetro, foi utilizado pele de vidro, para que aqueles que estivessem do lado de fora, pudessem ver o interior e os produtos que são oferecidos.
“Eu me senti realizado. Essa loja foi um marco para o Criciúma Shopping, reascendendo e reavivando um ponto que estava esquecido. Ela deu vida para o local, com uma iluminação que, além de ajudar na parte interna, se amplia para a circulação de todo o ambiente externo”, finaliza.