Mateus Michels - Blog - Arquitetura com propósito - Notícias

Página de notícias - Mateus - Dicas, novidades, mídias

Informações

criativas

Arquitetura: profissão que visita o passado para olhar o futuro

Arquitetura: profissão que visita o passado para olhar o futuro

Tendo como base profissionais que fizeram história e inovaram, arquitetos criam projetos mais eficazes e que suprem as necessidades, sem deixar a parte estética de lado

Principalmente em profissões que envolvem o ato de criar, buscar referências nos mais diversos meios auxilia na hora de desenvolver os trabalhos. Na arquitetura, por exemplo, os profissionais conseguem inspirações em grandes nomes do mercado. Ao adaptarem as técnicas e características predominantes de determinado autor, entregam projetos mais efetivos e que suprem o plano de necessidades de cada cliente, sem deixar de lado a parte estética e funcional.

Para terem uma grande biblioteca mental, ainda na faculdade, conforme explica o arquiteto Mateus Michels, são apresentadas aos estudantes pessoas renomadas e de grande importância para a história e concepção da arquitetura. “Desde o começo, nós somos imersos nesse mundo e passamos a conhecer indivíduos que mudaram a maneira como o vemos. Seja por utilizar elementos da natureza, como é o caso de Gaudí, ou por ter como marca a repetição de elementos na estrutura, como Calatrava”, destaca. 

Das referências, novas ideias

O processo criativo está diretamente ligado com a parte projetual, uma vez que, nessa etapa, os arquitetos procuram soluções diferenciadas e que somem na qualidade de vida dos futuros moradores. Ao estudar e pesquisar aspectos tradicionais presentes em outras obras já realizadas, insights podem surgir para guiar a elaboração da proposta. O que acontece, em alguns casos, é que os profissionais notam que utilizaram determinada linha de pensamento, somente após a finalização do projeto.

“A arquitetura está em constante evolução e muito do que produzimos hoje já foi utilizado em alguma outra construção, mas com uma finalidade diferente. Ao olharmos para esses arquitetos, conseguimos enxergar novas possibilidades, além de fundamentar a nossa defesa em obras que deram certo, o que também traz confiança para o cliente. Nós revisitamos o passado para conseguir projetar o futuro”, evidencia Michels.